sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Comer sete nozes todo dia ajuda homem a ser mais fértil



Incluir sete nozes por dia na dieta normal pode melhorar a contagem e a qualidade do esperma. Essa é a aposta de médicos da Azienda Ospedaliera Citta della Salute e della Scienza di Torino, na Itália, que estão testando a teoria num estudo com cem homens em tratamento para infertilidade.

Um grupo vai apenas adicionar as castanhas (nozes, avelãs, amêndoas e amendoins) à alimentação, enquanto outro diminuirá a ingestão de gordura saturada (cortando o consumo de carne processada e laticínios) e aumentará a de gorduras saudáveis, a partir de peixes oleosos e sementes. Os cientistas acreditam que ambas as estratégias podem melhorar a fertilidade.

— Nozes são ricas em ácidos graxos poli-insaturados, relacionados à qualidade e mobilidade dos espermatozoides, e vitamina E. Além de antioxidante, ela consegue diminuir a ocorrência de mutações nas células reprodutivas e melhora a ação dos hormônios masculinos — explica a nutricionista Aline Monteiro Labes, professora da pós-graduação em nutrição clínica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com a especialista, desintoxicar a dieta (como está fazendo um dos grupos) não só aumenta as chances de gravidez como também contribui para que o bebê gerado seja mais saudável.

No entanto, para o ginecologista, obstetra e fertileuta Paulo Gallo, diretor médico do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or, é difícil mensurar em cada pessoa o quanto uma boa alimentação influencia a fertilidade. Segundo ele, o que já está comprovado é que hábitos ruins prejudicam a produção de gametas, e isso afeta, sobretudo, homens que têm a contagem de espermatozoides no limite do normal.

— O fumo, a bebida alcoólica e uma dieta rica em gorduras podem piorar em até 30% a qualidade seminal — alerta Gallo, lembrando que a obesidade também reduz as chances de gestação espontânea.

Confira a matéria no site do jornal Extra

Nenhum comentário: