quarta-feira, 18 de março de 2015

5 cuidados para aliviar os sintomas e incômodos da TPM


Cansaço, irritabilidade, inchaço, dor de cabeça e cólica são alguns dos sintomas mais comuns da tensão pré-menstrual - a velha conhecida TPM, que boa parte das mulheres enfrentam uma vez por mês. Esse conjunto de sentimentos e sintomas físicos aparecem na segunda metade do clico menstrual, como explica a ginecologista Ana Lucia Beltrame. "O início da TPM varia de acordo com cada ciclo, mas frequentemente acontece na semana que antecede a menstruação." Ainda segundo a doutora, é importante reforçar que os sintomas melhoram com o início da menstruação, diferente de alguns transtornos de ansiedade e depressão não relacionados com a menstruação e que podem ser confundidos com a TPM. Alguns cuidados, como atividades físicas ou mesmo diminuir a quantidade sal na comida, podem ajudar a controlar os sintomas desta tensão. Veja abaixo:

1. PRATICAR ESPORTES

“A prática de atividades física promove a liberação de endorfinas, substâncias que atuam como um ‘antidepressivo natural’, causando bem estar e promovendo alívio dos sintomas da TPM”, explica Ana Lucia Beltrame, que sugere os exercícios aeróbicos como os mais eficazes.

2. DIMINUIR A QUANTIDADE DE SAL E CAFEÍNA

"A redução do sal diminui a retenção de líquidos, muito comum nesta fase, reduzindo o mal estar e o inchaço. Já a cafeína é um estimulante e sua a redução ajuda a diminuir a ansiedade desta fase”, diz a doutora.

3. DORMIR BEM

"A privação do sono está relacionada ao aumento de estresse e ansiedade." Por isso, ter uma noite de sono tranquila é importante para se sentir bem, principalmente nesses dias em que os hormônios estão à flor da pele.

4. ORGANIZAR A CARGA DE TRABALHO

"Os sintomas da TPM, principalmente os psicológicos, normalmente são uma exacerbação do estado emocional da paciente." Isso não significa abandonar o trabalho nesses dias, apenas que organizar a sua rotina e evitar alguns desgastes vai te ajudar a se sentir melhor.

5. CONTROLAR A CÓLICA

A cólica é um dos sintomas recorrentes durante a TPM e a menstruação e causa mal estar físico, que somado ao psicológico pode levar qualquer mulher a um ataque de nervos. “Invista na ingestão de chá, pois em uma crise de cólica, ele faz muito bem, sobretudo o de canela, uma especiaria anti-inflamatória, que ajuda a amenizar a dor. Os chás de hortelã e erva-cidreira também, pois têm um efeito calmante. O ideal é que sejam consumidos durante o período menstrual e também no restante do mês”, sugere a ginecologista Maria Cecília Erthal. Outro conselho da doutora Maria Cecilia é evitar a ingestão bebidas e refrigerantes à base de cola, como chá preto e outras bebidas cafeinadas. Essas substâncias podem estimular as contrações pélvicas, piorando o quadro de cólica. O chocolate também deve ser consumido com cautela, já que possui cafeína. "Opte pelo amargo, que contém triptofano e ajuda a produzir serotonina.”

Confira a matéria no site Chic.com - Gloria Kalil

Crédito da imagem: Portal Se Liga Mulher

Nenhum comentário: