quarta-feira, 1 de abril de 2015

Muito sexo pode atrapalhar quem quer engravidar. Entenda



Pressão psicológica é outro fator importantíssimo na luta pela gestação


Recentemente, no reality show Keeping Up With The Kardashians, a socialite Kim Kardashian afirmou que foi alertada pelo seu médico de que estaria fazendo sexo demais com o marido, o rapper Kanye West, na tentativa de uma segunda gravidez.

Parece estranho pensar que excesso de relações sexuais – exatamente aquilo que é preciso ocorrer para que as mulheres engravidem – possa acabar frustrando as tentativas de aumentar a família. Segundo a diretora-médica do Centro de Fertilidade da Rede D'Or, Maria Cecília Erthal, do ponto de vista médico, ao tentar engravidar, não é necessário transar todos os dias, pois o sêmen fica mais fraco, perdendo a eficácia. “Eles não se recompõem de uma maneira rápida”, explica.

Portanto, a indicação dos especialistas é que o casal tenha de três a quatro relações sexuais durante o intervalo que compreende do décimo ao 16º dia do ciclo menstrual, que corresponde ao período fértil. “Um dia sim outro não é suficiente. No mês seguinte, eles devem tentar da mesma forma”, orienta Maria Cecília.

Uma orientação importante que pode ajudar a mulher a identificar melhor seu período fértil é observar a vinda daquela secreção gelatinosa e transparente que ocorre cerca de 48 a 24 horas antes da ovulação. Além disso, atualmente, existem exames que podem identificar o momento com mais precisão.

Outros vilões contra a gravidez


Outro problema pode ser a pressão psicológica. “Vida sexual não é só para reprodução. Os dois precisam estar interessados. Quando é forçado, por obrigação, não é prazer e amor. Isso interfere sim na vida do casal”, aponta Maria Cecília. E, se você já teve um filho, não deve se preocupar com o mito de que a probabilidade de uma nova gestação é menor. “Ao contrário, dizem que ela abre as portas da fertilidade. É como se o útero tivesse aceitado a situação da gravidez”, conta a médica.

Quando procurar ajuda

A partir do momento em que o casal foca nas tentativas de engravidar, parando com os métodos contraceptivos, os especialistas afirmam que, se a gestação não acontecer em seis meses, é necessário procurar o médico. “Isso deve acontecer não visando um tratamento, mas, sim, uma investigação”, alerta. Essa indicação é válida para os casais com mais de 30 anos. “Se for mais jovem, pode esperar um ano”, indica.

Os especialistas lembram ainda que o ácido fólico (vitamina que pertence ao complexo B e evita a malformação fetal) deve ser introduzido na rotina feminina três meses antes do início das tentativas. Com tranquilidade e aumento na qualidade de vida (diminuição da cafeína, álcool e nicotina), a gestação virá de forma natural. Para se ter mais um bebê, o planejamento não deve ser só financeiro. “É bom fazer os exames básicos, tomar as vacinas certas e se planejar”, fala Maria Cecília.

Confira matéria no portal Daqui Dali

Nenhum comentário: