quinta-feira, 9 de abril de 2015

Pesticidas de frutas e legumes podem agravar problemas de infertilidade masculina



Um estudo realizado nos EUA vem confirmar o que já se sabia de estudos anteriores, sobre a exposição a pesticidas (por razões de trabalho, por exemplo), mas desta vez focando-se no seu consumo.

Os investigadores publicaram agora um novo estudo na revista Human Reproduction que afirma que, para além da exposição, o consumo de frutas e vegetais de produção não biológica (e com elevados níveis de pesticidas) pode provocar uma contagem de espermatozóides baixa e esperma com menor qualidade.

O estudo foi realizado com 338 amostras de esperma de 155 homens que receberam tratamento numa clínica de fertilidade de Boston entre 2007 e 2012. A dieta dos participantes no estudo foi avaliada com base na frequência de consumo e legumes e frutas. Estes foram catalogados em 2 grupos diferentes (níveis "alto" e "baixo a moderado"), segundo os índices de resíduos de pesticidas que apresentam, com base nas diretivas do Programa de Dados sobre Pesticidas (PDP) do Departmento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Entre os legumes e as frutas com menor índice de resíduos de pesticidas estão as ervilhas, os feijões, as cebolas e as toranjas. Pimentos, espinafres, morangos, maçãs e pêras são alguns dos que têm mais resíduos de pesticidas.

Os homens que afirmaram comer menos frutas e legumes com elevados índices de resíduos de pesticidas tinham um valor de contagem de esperma total bastante superior (49%) ao valor dos que disseram comer mais.

No entanto, os investigadores reforçam que estes resultados foram obtidos em homens que já tinham problemas de infertilidade diagnosticados. O consumo de frutas e legumes não deve ser reduzido drasticamente, porque isso traria outras consequências.

Confira a matéria no Portal Visão

Nenhum comentário: